Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IPVA de veículos com placas de finais 8 e 9 vence neste mês

    Quem possui veículos com placas de finais 8 e 9 têm até dia 30 de maio para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2011 em cota única, com desconto de 5%. No dia 31 de maio, o imposto ainda poderá ser pago à vista, mas sem desconto.

    O contribuinte que optar por parcelar o tributo em três vezes, o prazo final para pagamento da primeira parcela também é no dia 31 de maio. Após esta data, o pagamento será integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).

    O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

    Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT para pagamento do tributo.

    Se o contribuinte emitir o DAR pela internet, a taxa de serviços estaduais é de R$ 3,48. Caso opte por retirar o documento no Detran ou nas Agências Fazendárias, a taxa é de R$ 17,41.

    ONDE PAGAR

    Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do DAR nas Casas Lotéricas e agências ou nos postos de atendimento das instituições financeiras a seguir: Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Banco de Crédito Cooperativo do Brasil (Sicredi), Caixa Econômica Federal, Bradesco (e correspondente bancário), Itaú, Unibanco, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Cooperativa de Crédito de Primavera do Leste (Primacredi).

    A orientação da Sefaz-MT é que o contribuinte procure efetuar o pagamento pelo menos duas horas antes do fim do prazo de vencimento, com o objetivo de se precaver de eventuais dificuldades de comunicação dos sistemas informatizados das agências bancárias, o que pode afetar a transmissão do recolhimento à Secretaria de Fazenda. Vale destacar que o veículo com débito em atraso do IPVA não pode ser licenciado.

    MAIS INFORMAÇÕES

    No portal da Sefaz, também no menu IPVA, o contribuinte pode consultar o valor do tributo do veículo em 2011 e a alíquota, acessar o extrato do seu imposto, verificar a situação de eventuais parcelamentos feitos em anos anteriores, além de toda a legislação pertinente. É possível ainda saber quanto terá que pagar de imposto nos casos de recolhimento em cota única com desconto de 5%, pagamento integral ou parcelamento.

    Confira abaixo o calendário de vencimento do IPVA para 2011:

    Finais 8 e 9

    Recolhimento em cota única com desc. de 5% - Até 30.05.2011

    Recolhimento integral ou parcelado - Até 31.05.2011

    Recolhimento integral com multa - Após 31.05.2011

    Final 0

    Recolhimento em cota única com desc. de 5% - Até 29.06.2011

    Recolhimento integral ou parcelado - Até 30.06.2011

    Recolhimento integral com multa - Após 30.06.2011.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações599
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ipva-de-veiculos-com-placas-de-finais-8-e-9-vence-neste-mes/2671920

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)