Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação preventiva fiscaliza cerca de 60 caminhões do transporte de combustíveis

    A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) desencadeou uma nova operação de fiscalização no segmento de combustíveis, desta vez sobre os transportadores do produto. Em torno de 60 caminhões foram parados e vistoriados nesta sexta-feira (07.10). A ação fiscal foi realizada na Unidade de Controle Aduaneiro Flávio Gomes, localizado na BR-364, acesso Sul de Cuiabá. Das 06h30 às 17 horas, os caminhões que atuam neste segmento foram orientados a parar na unidade e a documentação da carga foi analisada.

    “Nós estamos fazendo um trabalho preventivo no segmento de combustíveis. Já realizamos operações nos postos de revenda do produto, fomos nas distribuidoras e realizamos o trancamento de estoque. Agora estamos conferindo como está o comportamento do transportador. Felizmente não foi detectada nenhuma irregularidade nesta operação, o que demonstra que o controle eletrônico do Fisco e presencial nos postos fiscais de entrada no Estado está surtido resultado”, comentou o superintendente de Fiscalização da Sefaz, Último Almeida.

    A ação fiscal não esteve focada exclusivamente na unidade do Flávio Gomes. Os caminhões vistoriados receberam lacres da Sefaz que para poderem ser retirados, e o caminhão efetivamente fazer o descarregamento na distribuidora, precisa estar acompanhado por técnicos do Fisco. Entre as irregularidades que já foram comuns no passado, mas que atualmente não fazem parte da rotina da fiscalização, destaca-se o transporte de produto em desacordo com a nota fiscal.

    O superintendente explicou que esse tipo de fiscalização torna mais difícil que empresas do segmento trafeguem com caminhões cheios de gasolina, enquanto a nota fiscal apresentada acoberta uma operação de etanol ou mesmo diesel. "A diferença na alíquota entre os produtos seria o motivo para este tipo de ação", completa Último Almeida.

    Ao longo desta semana, seis equipes do Fisco percorreram 32 distribuidoras da região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, a fim de coibir fraudes na comercialização de combustíveis e na procedência do produto. A fiscalização nas distribuidoras aferiu a qualidade do combustível estocado e distribuído aos postos, realizou o trancamento do produto e o cruzamento de informações junto ao banco de dados da Sefaz. A análise total dos dados deve ser concluída na próxima sexta-feira (14.10).

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-preventiva-fiscaliza-cerca-de-60-caminhoes-do-transporte-de-combustiveis/2870743

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)