Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz encaminha extratos de situação cadastral aos contribuintes do ICMS

    A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) encaminhou aos contribuintes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) 114.235 extratos relativos à situação cadastral deles no órgão para efeito de simples conferência.

    No extrato, há dados cadastrais individuais como endereço, telefone, e-mail, atividade econômica etc. Como o próprio nome indica, o extrato é para simples conferência. Não é necessário responder à correspondência.

    Contudo, caso haja dados desatualizados, o contribuinte deve solicitar a alteração por meio de acesso ao sistema de processo eletrônico, disponível no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), menu “Serviços” (lateral esquerda da página), item e-Process, “Incluir Processo”. No e-Process, há modelos de requerimento disponíveis para cada tipo de alteração cadastral.

    Ao processo eletrônico, deve ser anexada a Ficha de Atualização Cadastral Eletrônica (FAC-Eletrônica), devidamente preenchida e escaneada, assim como a documentação regulamentar (conforme cada tipo de solicitação) especificada na Portaria n. 114/2002.

    A FAC-Eletrônica é disponibilizada no acesso restrito do contabilista ao sistema fazendário. No caso do microprodutor rural, sem contabilista cadastrado, a FAC está disponível no portal da Sefaz, menu “Serviços”, “Cadastro CCE”, “Manual Cadastro”, “Formulários Utilizados pelos Usuários do Cadastro de Contribuintes”.

    Caso seja necessário promover atualização de e-mail e telefone, o contabilista deve utilizar seu acesso restrito ao sistema fazendário, opções “Cadastro de Contribuintes”, “Atualização Cadastral”. No caso do contribuinte não possuir inscrição estadual, deve enviar um email para gcad@sefaz.mt.gov.br. A mensagem deve conter os seguintes itens: nome completo com CNPJ; logradouro, nº com CEP válido; complemento; ponto de referência; bairro; caixa postal; DDD + telefone; DDD + celular; DDD + fax; e-mail.

    É obrigatória a atualização dos dados cadastrais no Fisco, no prazo de até 30 dias após eventuais mudanças. A obrigação está prevista na Lei n. 7098/1998, que consolida normas relativas ao ICMS em Mato Grosso.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-encaminha-extratos-de-situacao-cadastral-aos-contribuintes-do-icms/3048721

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)