Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Você sabe o que é Agricultura Familiar?

    Nos últimos tempos, temos ouvido falar muito em crise mundial, problemas climáticos e outros tantos assuntos, que nos tiram o sono. Mas você sabe de uma saída eficaz e eficiente para driblarmos tanta crise? Apostemos na Agricultura Familiar! Pois é a melhor forma de geração de emprego, renda e qualidade de vida para todos nós.

    A Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa. É constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrária e entre seus principais produtos estão: a produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

    A Instrução Normativa nº 01/2009 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) define em seu artigo 1º, Agricultor Familiar, como sendo um empreendedor familiar rural, aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo simultaneamente aos seguintes requisitos:

    a. Não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais (o módulo fiscal é uma unidade de medida, também expressa em hectare, fixada para cada município, instituída pela Lei nº 6.746, de 10 de dezembro de 1979);

    b. Utilize predominantemente mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento;

    c. Tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento;

    d. Dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família.

    O que podemos entender por Assistência Técnica e Extensão Rural?

    É um serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promova processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e serviços agropecuários e não agropecuários atividades agroextrativistas, florestais e artesanais;

    A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) tem uma metodologia participativa, com enfoque multidisciplinar e interdisciplinar, buscando promover o desenvolvimento rural sustentável, qualidade de vida dos beneficiários, segurança alimentar e nutricional. Assessora as diversas fases das diversas cadeias produtivas, desde atividades econômicas, gestão de negócios, organização, produção até a inserção no mercado e abastecimento. Transfere as tecnologias aprendidas e aprimoradas a partir do conhecimento científico, empírico e tradicional.

    A Empresa conta com vasta experiência adquirida em seus quase 45 anos de existência. No dia 15 de setembro de 2009, a Empaer-MT completa mais um ano de fundação e está preparando uma programação especial para a comemoração. Aguarde!

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6909
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabe-o-que-e-agricultura-familiar/1787284

    Informações relacionadas

    Faelem Nascimento, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Manifestação informando decurso de prazo da parte contrária

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)