Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz simplifica processo de baixa de inscrições estaduais

    A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) simplificou o processo de baixa de inscrições estaduais de empresas no cadastro de contribuintes do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

    Desde o dia 12 de novembro, a recepção da documentação da empresa para a baixa da inscrição e a homologação do processo passaram a ser feitas na própria agência fazendária do domicílio fiscal do contribuinte, depois de constatada a inexistência de pendência fiscal em nome do estabelecimento mediante consulta aos dados cadastrais da respectiva inscrição estadual no sistema eletrônico da Sefaz.

    Em outras palavras, a baixa passou a ser concedida no momento da solicitação do contribuinte ou de seu representante legal na agência fazendária. “Existindo débito para com a Fazenda Pública Estadual, o deferimento do pedido de baixa da inscrição estadual fica condicionado ao seu pagamento ou pedido de parcelamento”, salienta o secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes.

    Até então, o processo de baixa funcionava em duas etapas. Inicialmente, o contribuinte ou seu representante legal tinha de requerer o procedimento na agência fazendária de seu domicílio tributário, instruído da documentação necessária. Na ocasião, tinha sua inscrição estadual suspensa pela recepção da Ficha de Atualização Cadastral (FAC) código 060. A documentação era encaminhada às superintendências da área da receita pública para posterior avaliação e homologação da baixa, pela FAC código 051. O tempo médio de espera para este procedimento era de aproximadamente 15 dias para contribuintes sem nenhuma pendência fiscal.

    Com a simplificação, foi suprimida uma etapa do processo de baixa: procede-se a baixa imediata e sumária do cadastro de estabelecimentos para os quais não for detectada irregularidade à época ou cujos débitos apurados sejam comprovados como pagos pelo contribuinte.

    O secretário de Fazenda explica que, agora, após o registro eletrônico para concessão da baixa, a agência fazendária responsável pela respectiva homologação solicita junto às superintendências da área da receita pública cruzamento de dados do contribuinte que requereu o cancelamento da inscrição, para que seja apurada, com mais precisão, se possui ou não pendência fiscal. “A concessão da baixa da inscrição não exonera o contribuinte de débitos detectados posteriormente à homologação do processo”, ressalta Moraes.

    Com a nova sistemática, prevista na Portaria nº 179/2009, 10.938 empresas que já tinham solicitado a baixa da inscrição no período de junho de 2003 a 12 de novembro de 2009 já possuem a FAC (código 060) de suspensão homologada. A Gerência de Informações Cadastrais (Gcad) do órgão promoverá, eletronicamente, a baixa sumária de 8.882 inscrições. Os demais 2.056 estabelecimentos serão intimados a quitarem suas pendências junto ao Fisco estadual, para então finalizarem seus processos de baixa.

    A solicitação de baixa de inscrição deve ser requerida pelo contribuinte ou representante legal no prazo máximo de até 30 dias, contados da data em que ocorrer o encerramento das atividades do estabelecimento.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1693
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-simplifica-processo-de-baixa-de-inscricoes-estaduais/2018040

    Informações relacionadas

    SEFAZ/MS: Ato Declaratório/SAT Nº 004 - Reativa, Suspende e Cancela Inscrições Estaduais

    Petição Inicial - TJSP - Ação Reparação de Danos Materiais e Morais de Combustível Adulterado - Procedimento Comum Cível - contra Auto Posto Irmaos Batistucci

    Petição Inicial - TJSP - Ação Indenizatoria- Combustivel Adulterado c/c Danos Materiais e Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)