Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Secretário Brustolin devolve autonomia à Corregedoria Fazendária

    O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Paulo Brustolin, devolveu à Corregedoria Fazendária (Cofaz) autonomia para atuar na prevenção e repressão do desvio de conduta dos servidores fazendários. A publicação do Decreto nº 232, na última segunda-feira (24.08), alterou o Regimento Interno da Cofaz, que agora é subordinada diretamente ao secretário de Fazenda. Entre as mudanças, o corregedor ganhou liberdade para definir a sua equipe, formada por agentes de inspeção e membros de processos administrativos disciplinares. Antes, a nomeação dependia da aprovação do colégio fazendário.

    Outra conquista importante, de acordo com o corregedor, Evandro Jorge Pinto de Souza, é que hoje a Cofaz é independente para utilizar ferramentas como instrução sumária e sindicância se houver indícios de conduta incompatível com a probidade administrativa por parte de algum servidor fazendário. Antes, explica Evandro Souza, caso verificasse o problema, a regra era entregar o relatório ao gabinete do secretário de Fazenda, que ficava responsável por tomar as providências cabíveis. "Nós só apontávamos o problema, e esse procedimento era normatizado, então nós trabalhávamos engessados", enfatiza o corregedor.

    Atualmente, a Corregedoria da Sefaz tem autonomia para instaurar sindicância, cuja apuração dos fatos pode servir de base para a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou para aplicação de faltas de menor gravidade, punidas com repreensão ou suspensão de até 30 dias. Nesse caso, a Cofaz aponta a necessidade da punição e a decisão cabe ao secretário. Para afastamento de 90 dias a decisão fica a cargo do governador do Estado e para abertura de PAD é necessária assinatura do secretário de Fazenda e também do controlador-geral do Estado.

    Na avaliação do secretário Brustolin, a Corregedoria Fazendária tem agora todas as condições necessárias para desenvolver um excelente trabalho, bem como a autonomia necessária, como órgão controlador, para disciplinar fatos relevantes que impeçam o bom andamento da secretaria. Brustolin destacou ainda que a Cofaz deve ser autônoma, livre e isenta, mas infelizmente nos últimos anos estava impedida de atuar. "Agradeço a liderança e o pulso firme do governador Pedro Taques para que se faça um trabalho exemplar na Sefaz".
    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secretario-brustolin-devolve-autonomia-a-corregedoria-fazendaria/224790058

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)